Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

20 de novembro de 2015

Cybersickness


A turma que não desgruda das telas dos tablets, smarts e computadores já tem um nome para o mal estar que sentem de vez em quando - mas pode ser que não pegue:
cybersickness.
Cybersickness pode ser traduzido como? Mal estar cibernético? Não parece que vai dar ibope...
Mas o que é?
Coisa que a gente vê toda hora: dores de cabeça, uma leve tontura, alguma contração muscular, náusea leve ou sintomas estomacais. Com intensidade proporcional ao número de horas jogando, vendo filme, etc. Aparentemente excluídas as atividades em que o olhar fica mais "parado" na tela, como a simples leitura de ebooks em tablets, por exemplo (ufa, então, para mim!). Isso porque é o movimento ocular intenso (por exemplo, nos games) que cria a sensação parecida com o movimento dos barcos e navios no sistema de equilíbrio do organismo (apenas que, como explica o blog Well, do New York Times, no caso do enjôo de movimento - dos navios - o corpo mexe e o olhar fica parado, no cybersickness os olhos mexem e o corpo fica parado, com resultados semelhantes).
Com uma gama grande de diagnósticos diferenciais, que precisam ser pensados pra não virar a história da "virose", o "chute" que inclui todos sintomas num pensamento diagnóstico só.

Gente mais propensa a sofrer? Enxaquecosos e quem já enjoa fácil aos movimentos, como nas viagens.