Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

3 de julho de 2015

Possibilidades


- Doutor, isso que o meu filho tem, pode ser uma pneumonia?
- Pode. Mas pode ser só uma traqueobronquite. 
- E uma infecção no ouvido, pode?
- Pode.
- Mas é?
- Acho que não. Mas poder, pode.
- Infecção na garganta só, não?
- Pode, claro que pode!
- E então?
- Essencialmente, tudo sempre pode...
- Doutor, como assim? O senhor tá tirando uma com a minha cara?
- Não! Mas poderia!
- Olha aqui, só vim aqui pro senhor me dizer o que é que meu filho tem de verdade, e o senhor fica com essa história de pode isso, pode aquilo?
- Não sou eu, minha senhora, que estou afirmando que isso pode ou aquilo outro pode, você é que está me perguntando. Como eu ainda não tenho certeza sobre o que o seu filho tem, tenho que (com a minha consciência) responder à senhora... pode! Agora, se a senhora quer que eu minta, ou invente...
- Não quero nada, quero só que o senhor me diga...
- Sim, já sei. Ocorre que diagnósticos são feitos baseados em história clínica, em exame físico, em raciocínio clínico, em evolução do problema com o passar de algum tempo. São baseados até em intuição, na experiência do médico, e nem sempre vem assim de cara, ao olhar simplesmente para o doente. Agora, para começar, se a senhora puder me responder a algumas perguntas...

E tem o inverso:

O paciente que chega com quase nada de sintomas, e o médico já vai dizendo:
- Olha, isso pode ser uma apendicite. Ou então uma infecção na bexiga. Ou até uma pneumonia! Ou, quem sabe mesmo um...
É o caso de se dizer:
- Doutor, o senhor pode pelo menos me examinar?

Como dizia aquele senhorzinho meio afeminado:
- Pode??