Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

3 de dezembro de 2013

Missão Tosse Comprida


A maioria dos pais de crianças atuais - ao contrário dos avós - só ouviu falar da tal "tosse comprida".
E hoje a maioria pensa que tosses de origem asmática, principalmente as prolongadas, são "tosse comprida".
Esse "apelido", tosse comprida, se relaciona a uma doença que estava caminhando para a extinção por causa da vacinação, a coqueluche, uma doença temida porque às vezes matava, principalmente crianças pequenas (às vezes de exaustão de tanto tossir!).
O problema é que a coqueluche está começando a dar as caras novamente. E um dos motivos (aparentemente) é a generalização da vacina tetra bacteriana (antiga tríplice) acelular, vacina que substitui a célula completa da bactéria que causa a coqueluche (morta, para criar imunidade) por apenas partes dela.
A vacina acelular apareceu como uma tentativa de causar menos reações adversas (entre as frequentes e leves, como dor local e febre e as raras e temidas convulsões, paralisias e apnéias - mas por incrível que pareça os pais têm se decidido pela acelular pelo incômodo com as leves!).
Deu certo para as reações, mas tem falhado para fazer a doença desaparecer. Um estudo do mês passado (feito em animais de laboratório) confirmou essa falha na capacidade de bloquear a transmissão.