Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

6 de dezembro de 2013

Dr. Recusão versus Mãe Pidona


"Dr., quero um exame pro meu filho porque ele é muito magrinho...".
Não.
Já pra (real, significativa) perda de peso não justificada, sim.
"Dr., quero um exame de sangue pro meu filho porque ele é branquinho".
Não. 
Senão não procuraríamos anemia em ninguém do continente africano, percebe?
Já para crianças em determinadas faixas etárias ou com anemia clínica (evidenciável no exame físico), sim.
"Dr., quero um exame de tireóide para meu filho, que está tão gordinho!...".
Não.
Ainda que teremos que ver um exame de tireóide normal alguma vez para convencer que os gordinhos na maioria das vezes são gordinhos "de família" ou realmente comem demais/ se mexem de menos (ou ambos). Crescimento normal ou acelerado, no entanto, já fala muito contra problema de tireóide.
"Dr. (eu, de novo!), quero um exame pro meu filho que tem dor de cabeça. Uma tomografia, quem sabe..."
Não, se as dores de cabeça têm características de benignidade, que representam a grande maioria dos casos (felizmente). Guarde, porém, esse pedido, se em algum momento as características da dor do seu filho se modificarem (muita intensidade, associação com outros sintomas neurológicos, etc.).
"Dr. (eeeu!...), ouvi falar que tem um exame novo que..."
Não!
O exame pode ser novo, mas seu filho é o mesmo (mas não exatamente "velho"). O mesmo menino que eu vejo sempre saudável por aqui (exceto por uma gripezinha ou outra e uma dor na barriga de vez em quando), e eu não vou alimentar essa Dona Neura com um exame, nem novo, nem velho.
(Não sei por que essa mãe ainda me olha na cara!...)