Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

24 de maio de 2013

Um Cheiro no Ar



Você sabe o que é (ou, mais exatamente, quem é) um "HSH"?
Por mais esquisito que possa parecer, é a definição recente adotada por órgãos governamentais responsáveis pelo combate à Aids dos homens que de vez em quando, digamos assim, "queimam a rosquinha".
Recorro ao chulismo até para deixar o assunto mais leve mas, para os da minha geração careta, os dados oficiais são espantosos:
Os HSH, Homens que fazem Sexo com outros Homens (esporadicamente ou constantemente - isso incluiria também os homossexuais, então "afetivamente envolvidos", veja como as fronteiras se borraram para quem é mais velho e "careta"...) na faixa dos 15 a 24 anos eram, nos anos 1990, 25,2% (cerca de1/4 da população jovem masculina). Hoje (dados de 2010) representam 46,4% (quase a metade da população masculina jovem!).
Ou seja, caminhamos - queiram ou não queiram, machos imolados em praça pública ou não - para proporções platônicas.
E aí, o dado assustador (que eu não ia ficar só no lado "farra" da coisa!): 
Dados do Ministério da Saúde permitem estimar que nessa turma liberal toda, a incidência do HIV chegue a perto de 10%. É quase o dobro da incidência dos usuários de drogas (5,9%) e das mulheres profissionais do sexo (4,9%)!
Na última década, então, a direção para uma maior liberalidade trouxe junto o esquecimento dos riscos. 
Jovens da década de 1980 passaram a temer uma doença que era, para todos os efeitos, mortal e terrível. Jovens atuais não viveram isso, e acham que Aids se trata como gonorréia, um enorme perigo!