Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

14 de maio de 2013

Floração



Incrível como possa parecer, nossa relação com o mundo bacteriano é mais íntimo do que sonha nossa vã filosofia.
Nossas bactérias (essencialmente "do bem", protetoras das nossas funções vitais) ultrapassam o número das células do nosso corpo numa razão aproximada de 10 para 1 (já sei que tem gente que vai dizer que "quem foi que contou uma por uma?"...).
As funções orgânicas por elas afetadas vão desde a conhecida função imunológica até as mais recentemente descobertas regulações da nossa própria psique. É isso mesmo, podemos estar mais ou menos tristes ou ansiosos ou agressivos dependendo da nossa flora bacteriana (curiosamente essa influência parece ser maior quanto mais cedo na vida se modifica a proporção germes bons/ germes maus)!
E de cara, lembro de três eventos importantes modificadores de flora bacteriana em idade tenra - onde se pode facilmente atuar para uma futura vida mais saudável e equilibrada:

1) tipo de parto: o parto vaginal apresenta para o sistema imunológico bactérias do canal vaginal, criando uma defesa precoce por parte do recém-nascido

2) amamentação: conhecidíssima influência no desenvolvimento de flora - para a vida toda!

3) uso de antibióticos: influenciando negativamente no abuso ou uso indevido, fato ainda negligenciado por boa parte da classe médica e pacientes