Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de outubro de 2012

Dados Esparsos, Urgente!


Curiosa a campanha do Itaú de estímulo à leitura para as crianças.
Começa com o fato da propaganda ter um belíssimo apelo visual – é uma superprodução publicitária. E é aí justamente onde reside um dos grandes inimigos da leitura. O visual pronto briga feio com a imaginação, com a capacidade criativa (mas ambos não são mutuamente exclusivos).
Um belo sapo pulando atrás da princesa deixa margem a pouca coisa a mais. E a leitura não é isso. Ou não é isso.
Por isso, os pais devem mesmo ser conscientizados da grande importância de ler para seus filhos. Os benefícios são muitos, e vão desde o estreitamento de laços afetivos à criatividade e capacidade cognitiva enormemente ampliada.
Pais viciados em gadgets mas avessos “àquela-volumosa-coisa-de-papel-cheio-de-letrinha-ótima-para-induzir-ao-sono-assim-que-se-pega” vão dando péssimo exemplo para os filhos. Que de resto estarão com a maioria, mas... é isso que realmente importa?
Estou começando a duvidar (mas devo estar errado) que a atual geração de crianças vá ter capacidade de seguir qualquer narrativa quando forem maiores. Seja num livro, numa revista, num filme tradicional, numa conversa “tradicional” ou mesmo numa pequena peça publicitária.