Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

19 de outubro de 2012

A Gente Não Quer Só Bebida


De vez em sempre somos solicitados a esclarecer a barafunda nutricional em que se transformou o alimento líquido da criança (do pré-escolar, principalmente).
Tentando, então, dar uma luz na coisa, hierarquizando os alimentos segundo o valor nutricional (mas já com dois enormes adendos):
1º) aquelas coisinhas brancas que você, mãe, vê dentro da boca do seu filho são pequenos dentes, precisam ser usados mastigando alimentos sólidos de vez em quando, OK?
2º) água, embora não possa ser considerado “alimento” é uma prioridade, talvez principalmente pelo adendo acima: quem toma muita bobagenzinha, desloca a sede de água para outros líquidos: como conseqüência come menos alimentos importantes nutricionalmente, pois já se entupiu de calorias mais pobres – menos vitaminas, fibras, etc. Sem falar no potencial cariogênico (causador de cáries).
Mas vamos à tal hierarquia:

1) leite : grande fonte de cálcio e proteínas nobres. Claro, de novo, desde que o(a) cara não fique ali, até casar, mamando o dia inteiro, né? Lembrar que para muitas crianças lactose demais – o açúcar próprio do leite, não a sacarose acrescida em mamadeiras – incomoda: prende o intestino, causa gases que geram dores abdominais freqüentes (*motivo de muita consulta pediátrica, muita preocupação dos pais, muito exame desnecessário, muita confusão com outras causas de dores).

2) “leite” de soja: não esquecer que é alimento industrializado. Portanto – já por princípio – não deve ser consumido em excesso (como já disse um humorista, você não vê nenhum fazendeiro acordando de madrugada para tirar leite de soja da vaca!).
Há importantes diferenças nas composições nutricionais: os mais “grossos” (acrescidos ou não de sabor) têm até 5-6 gramas de proteína por copo. Os outros são quase que “suquinhos disfarçados”, com pouca proteína e muito suco de baixa qualidade.

3) sucos: ao naturais de muito, muito melhor qualidade nutricional (fibras, vitaminas), os “de pacote” são péssimos.
A água de côco pode ser aqui classificada (é, de certa forma, “suco de côco”): muito utilizada hoje em dia, meio mistificada como algo muito saudável, mas não é nenhuma maravilha.

(Ei! E os “chazinhos”? Um “capítulo” à parte. De novo, depende de como são utilizados. Chá de quê? Há ervas que fazem mal. Vão ser dados em excesso? Adoçados?...)