Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

8 de dezembro de 2009

Os Donos da Faca


Quando um paciente pediátrico vem de uma consulta com um especialista da área cirúrgica – seja ele um otorrinolaringologista, um cirurgião torácico ou um neurocirurgião – e lhe foi recomendado um procedimento cirúrgico ou quando eu tenho que encaminhar meu pequeno paciente para os mesmos, costumo lembrar aos pais:
- Lembrem de quem é o dono da faca!
Cirurgiões têm normalmente a vocação para o ato cirúrgico e na maior parte das vezes gostam de operar. São os donos das facas. E muitas vezes pagaram caro por elas – ou pela sua manutenção.
Além do mais, no caso de cirurgiões-professores, “cirurgiões-estrelas”, precisam ainda em muitas situações criar casuística, ou seja, quantos mais casos tratados com esta ou aquela cirurgia melhor pra ele (terá mais o que mostrar e discutir em congressos, terá maior prestígio associado ao número de pacientes tratados).
Por isso, não vá assim se entregando de corpo e alma (mais corpo do que alma, espero) ao cirurgião sem antes pensar no seu clínico geral (ou pediatra) como alguém que possa pesar a real necessidade cirúrgica da sua patologia.

Nenhum comentário: