Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

20 de setembro de 2020

Grude



A partir de que idade pais precisam pedir aos seus filhos que se mexam (ou, colocado com um termo mais "terapêutico", que "façam atividade física")?

Certamente, para uma criança "média" de 3 anos de idade, nenhum pedido, nenhuma ordem é necessária! 
Mesmo aquelas que estão grudadas na telinha, costumam ter súbitos acessos do que se costumava chamar de "bicho carpinteiro". Não é raro que, do nada, dêem um grito e saiam correndo em várias direções, fugindo do nada, ou o perseguindo.
O curioso é que alguns pais acham isso meio "anormal"! 
Anormal seria, certamente  alguém da minha idade fazer isso (ainda que, às vezes, muito secretamente, na calada da noite, não contem a ninguém, faço o mesmo)!
Não vi estudo a respeito, mas costumo chamar a atenção dos pais a partir dos 7 ou 8. Nessas idades, algumas crianças passarão a ficar eternamente grudadas aos sofás. Algumas por tendência ("inércia atávica"), algumas por falta de espaço, algumas por ambiente propenso à depressão, muitas pela sedução das atividades ligadas aos smarts e computadores, e por aí vai...
Mesmo as menos fofas deverão pagar um alto preço por essa inatividade toda. Não são só os obesos que mostrarão problemas médicos vinculados (às vezes mostram menos que magros!).
Então, olho nessa transição "definitiva" ao sedentarismo, antes que ele se instale confortavelmente no sofá!