Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

19 de maio de 2017

Coli-Cids (Ou Algo Parecido)


Continuando o assunto da última postagem:

Você que comprou o Coli Cids (ou algo parecido) para a "cólica" (Ah, essa cólica!) do seu pequeno rebento notou o que diz na caixa - e também na bula? Ou já foi dando assim, sem mais nem menos, como banana na serra (com todo respeito à senhora)?
Está escrito em algum lugar: "remédio para a cólica" (do recém-nascido, ou de quem quer que seja)? 
Não, está escrito algo como "ajuda a regularizar a flora blá, blá, blá"...
Por que?
Porque a indústria - aquela fabriquinha de esquina chamada Aché - não tem "envergadura moral" para se comprometer (de novo, nem com você, nem com seu bebê, mas principalmente nem com os advogados de associações profissionais como as Sociedades de Pediatria - pelo menos até que "molhem a mão" das pessoas certas dos lugares certos). 
E por que?
Porque, claro, não funciona. Quer dizer, às vezes até funciona. Porque às vezes quase tudo funciona para alguma coisa. Essa é a base conhecida para o uso de outros placebos.
E por que é caro?
Dentre outros motivos, porque a indústria sabe que o caro é mais efetivo como placebo do que o barato. 
E por que, mesmo, que não funciona?
Além dos motivos "bacteriológicos" básicos como os mencionados na postagem anterior, porque ao dar "remédio para a cólica" você precisa primeiro reconhecer o que é exatamente uma "cólica" do recém-nascido (algo mais mal entendido do que brasileiro em Nova Iorque). Não se tratando em 99,9% dos casos de "dor que a criança tem quando chora", não vai resolver mesmo (a não ser nos casos em que resolve "placebamente").
(Só mais dois detalhes "bacteriológicos":


Uma coisa é o lactobacilo "fabricado na sua própria barriguinha" - flora autóctone. Outra coisa é um lactobacilo vindo "de não se sabe onde". Funcionam de forma bem diferente. E aí, o segundo detalhe: você sabe como é "fabricado" o lactobacilo do Coli Cids, ou algo parecido? Não? Então não vou nem te contar, senão seu bebê vai perder o apetite! Só uma dica: estamos falando de bactéria do intestino, não é? Pense você...)