Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

24 de junho de 2016

Veja Seu Filho Pelado (Pelo Menos de Vez em Quando)




Continuando o assunto da postagem anterior...
Apenas ao final da segunda guerra mundial é que se criou tabelas para se comparar o desenvolvimento de crianças quanto ao aparecimento de características puberais, em direção ao mundo adulto (morfologicamente falando, ou seja, nas características físicas).
A partir daquela época, muita coisa já mudou. O início do desenvolvimento das meninas, por exemplo, de lá para cá, diminuiu cerca de 1 ano como média (hoje meninas que apresentam primeiros brotos mamários aos 8 anos - ou até menos - podem ser consideradas como normais). Várias são as hipóteses pra isso: mudanças na alimentação, menos stress, menos doenças na infância, "erotização" da infância, perturbadores endócrinos, etc.
A avaliação física completa (incluindo genitais), portanto, se mostra importantíssima. 
Nos casos relatados anteriormente (pudor, medos, pouca intimidade com o paciente, etc.) um substituto para o exame propriamente dito pode ser perguntar para os pais (mostrando a tabela de Tanner, a referência visual para os sinais físicos da puberdade) em qual desenho os filhos se "encaixam" (um estudo americano recente mostra que "vale, mas não vale"!)
Ocorre que (pra nossa grande surpresa) muitos pais olham para seus filhos meio desconcertados e re-perguntam eles mesmos para eles: "qual desses, filho (a)?"
Nunca vêem seus filhos pelados!
Respeito à sua privacidade? Vá lá. 
Mas alguma noção de como estão seus filhos, também no aspecto físico (maturacional) me parece importante. Uma olhadinha ou outra, pelo menos enquanto "não se mandam", faz parte da atenção devida dos pais em relação aos filhos, nem que seja para se ter ideia de que está tudo bem.