Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

18 de agosto de 2015

Vitamina Z e Cama!


Quando o que temos que fazer é nos conformar, sempre surgem novidades.
É a história da imunidade das crianças pequenas.
Já não bastou a polêmica de mais de meio século da vitamina C, já não basta o engodo dos "imunomoduladores" (nome pomposo para caras cápsulas de pouco mais que nada), agora o foco tem sido na vitamina... C? Não, passa pra próxima: D.
Não há nenhuma comprovação científica de que um grande grupo de crianças seja deficiente da vitamina. E muito menos de que a sua suplementação vá mudar algo que é comum a todas as crianças: a incidência muito maior de gripes, resfriados e uma ou outra eventual infecção bacteriana, dada principalmente pelo contágio em ambiente escolar nos primeiros anos de escola.
A suplementação da vitamina D pode até ser necessária em alguns casos, com a finalidade de uma saúde óssea otimizada. Provavelmente não pra todos. E certamente não como booster pra imunidade das crianças de resto saudáveis. 
Tem efeitos colaterais - alguns não pouco sérios. Não se sabe o efeito da suplementação em longos prazos.
Ainda não é a "mágica" que se espera. E que provavelmente nunca vai existir.

Um detalhe curioso é que boa parte da população (adultos e crianças) que dosa os níveis sanguíneos de vitamina D os têm baixos. Isso provavelmente significa que a faixa de normalidade é que tem que ser revista!