Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

17 de outubro de 2014

Cadê o Queijo?


Uma pergunta que - trabalhando com crianças o dia inteiro - sempre me faço é: qual o percentual dessas crianças foram, no sentido estrito da palavra, realmente planejadas? Significa: quais não foram "acidentes de percurso" na vida do pais (pais que falharam na contracepção ou que não souberam fazê-la), ou ainda, quais foram aparentemente planejadas mas mais por pressão social ou familiar do que por real vontade da maternidade/paternidade (descontado o fato de que em muitos casos pelo menos um dos pais realmente quis ter filhos)?
E por que a preocupação?
Nenhuma real preocupação, visto que no final das contas filhos são e sempre serão filhos e os pais costumam dar conta, mas não há dúvida que um filho desejado e planejado é pelo menos inicialmente recebido com braços mais abertos, costuma haver mais paciência com choros, noites em claro, problemas médicos, etc. (e, certamente, choros, noites em claro, problemas médicos e etc. costumam ser menos frequentes nessa turminha).
Além disso, me parece que "nunca antes na história da humanidade" (como diria Lula, aquela figura, que presidiu o Brasil) pais estiveram tão com a faca e o queijo na mão para decidirem sobre como e quando formarem suas famílias.
Estão tão com a faca e o queijo na mão que às vezes deixam de cortar. Ou quando cortam, ficam com aquela cara de arrependidos (do gosto do queijo).