Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de agosto de 2014

H2O + NaCl = Nada

A fumaça de uma nebulização sendo feita numa casa do final da rua


Vez em quando um modismo na medicina reaparece (até porque é modismo!).
Na seção "coisas que você faz e não adianta nada mas mesmo assim você continua fazendo" estão as nebulizações com (apenas) soro fisiológico, sem nenhum medicamento.
É como dançar com irmã. É como botar placa de "não pise na grama". É como baixar o volume da televisão depois que batem na porta. Não adianta nada.
(a não ser, talvez, em casos excepcionais de secreção brônquica abundante e viscosa, principalmente em quem tem dificuldade de eliminar secreções, situações em que o cloreto de sódio a 3%, mais concentrado que o fisiológico a 0,9%, pode ser mais efetivo)
O soro fisiológico nebulizado é veículo para medicações destinadas a agir nos brônquios, principalmente os broncodilatadores (Berotec®  e outros), os corticosteróides (Clenil®, etc.), além do mais discutível ipratrópio. Dificilmente vai ter algum efeito a mais do que irritar seu pequeno filhote (principalmente aqueles pequenos, e que têm medo da geringonça nebulizadora).
É diferente do soro aplicado no nariz, mais direto, muito mais abundante em termos de volume. Além disso, com pouca ou nenhuma boa opção sem riscos no seu uso.


Portanto, não perca seu tempo e energia se não for para incluir "coisas que funcionam" (ou que possam funcionar) naquele "copinho".