Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

24 de junho de 2014

Malas Refeitas


A icterícia (o "amarelão") azeda as relações de todos na maternidade: dos pais com os pediatras, que têm que prorrogar a estadia em alguns bons dias, do recém-nascido com a mãe, porque essa tem se afastar por boa parte do dia do seu carente rebento, dos outros filhos, porque esperam seus pais e o novo irmão em poucos dias, e eles não chegam.*
Daí o compreensivel chororô das mães que, mesmo entendo os riscos (que tem que ser explicados, pois a icterícia é meio misteriosa nas causas e efeitos), muitas vezes insistem em outra solução menos radical que a hospitalização forçada (e tem alguma hospitalização que não seja "forçada"?).
Parece que vamos caminhando pra isso.
Trabalhos recentes mostram que se a exposição solar for "modulada" (com uso de filtros apropriados, controle do tempo de exposição, cuidados com a hidratação, etc.) poderá se fazer um "banho de sol" para tratamento de certos casos.
Além disso, dispositivos como o bili-blanket (um "cobertorzinho de luz" que envolve a criança) poderá estar disponível para aluguel, nos moldes do aluguel dos aparelhos de nebulização, cadeiras de rodas e outros acessórios médicos.
Será bom. Não será para todos (o custo, a responsabilidade dos pais, o acesso são situações que terão que ser levadas em conta), mas todos os envolvidos agradecerão.

*(Estimo que uma em cada dez novas mamães tem que cancelar a feitura das malas no segundo dia de maternidade somente por causa da icterícia)