Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

14 de março de 2014

O Time dos Pais Sempre Perde


vários estudos recentes mostrando que não são somente as mães que "tomam um banho de oxitocina" quando seus bebês nascem.
A oxitocina é o "hormônio da ligação" por excelência. Mamães (mas também papais), ao elevarem seus níveis, vão ficando mais propensos aos cuidados com seus filhos, vão se tornando mais caseiros, vão dando menos importância para o que acontece fora do seu pequeno círculo familiar e vão ficando até mais calminhos, pois a oxitocina tem efeito anti-ansiedade comprovado (claro que esses efeitos não duram para sempre!).
É por isso que nós, viciados numa pelada (pelada: jogo de futebol entre amadores, bem entendido!), percebemos com frequência que novos pais, quando "liberados" das suas respectivas esposas para "voltar aos gramados" ficam assim tão lesados por algum tempo!
Não são só as noites mal dormidas, não é somente algum período de inatividade e comilança. 
A culpa é dessa oxitocina, essa encerradora precoce de carreiras! Futebol, assim como outros esportes competitivos, precisam de uma dose de ansiedade, de "nervosismo" (o que se costuma  confundir com "macheza"). O que acaba por fazer falta nesse time sorridente, com constante cara de bobo.
(Interessante notar que mesmo para alguns jogadores profissionais a volta da maternidade é meio complicada...)