Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

28 de janeiro de 2014

MM


Quantos Marlboro Men existiram?
Quantos morreram por doenças causadas pelo próprio produto do qual fizeram propaganda?
Ontem, dia 27, caiu a quinta vítima. Este pouco mais velho, aos 72.
A Philip Morris, indústria fabricante do famoso cigarro, alega que existiram mais do que cinco em 55 anos de comerciais (comerciais que marcaram época ao convencerem homens-machos de que fumar cigarro com filtro não era coisa só de "mulherzinha" - e deu muito certo). Estariam os cinco, então, dentro da estatística "normal", visto que os MM foram envelhecendo, e de alguma coisa tinham que morrer.
Foram quantos, então? Dez? Se foram dez, metade morreu da mesma arma. Quinze? Ainda, um terço.
Tony, o tigre da Kellogg's (também nascido nos anos 1950) não é um bicho de verdade. Se fosse e se tivesse morrido de diabete, seria forçado dizer que morreu pelo consumo dos seus próprios cereais.
Os MM eram todos viciados. Um deles fumava inclusive pelo buraco da traqueostomia na fase final de um câncer de laringe. A maioria morreu culpando o cigarro (mas, há que se culpar alguma coisa, não é mesmo?).
Mas chega a ser inacreditável. Não que ainda se faça propaganda. Até porque as propagandas estão mais raras - ou mais sutis, como nos personagens de filmes. O inacreditável é ainda existir cigarro!