Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

19 de abril de 2013

Memória "de Elefante"?


Uma das perguntas que mais ouvimos quando estamos assistindo a alguma criança obesa é:
- Será que não é problema de tireóide?
Difícil.
Primeiro, estatisticamente.
Cerca de 1% apenas das crianças obesas têm como causa um problema hormonal (ainda que a obesidade possa por si só ser considerada um problema hormonal).
Depois, porque é relativamente fácil constatar clinicamente a chance de que seja o hipotiroidismo (menor funcionamento da tireóide) a causa da obesidade.
Crianças com hipotiroidismo crescem mal. Na maioria das crianças obesas o que se vê é uma aceleração do crescimento, até como resposta orgânica ao excesso de nutrientes.
Além disso, um mau funcionamento da tireóide costuma deixar crianças e adolescentes “lerdos”, principalmente no que se refere à memória.
Então, mais do que levá-los toda hora ao laboratório para “pesquisar a tireóide”, costumo perguntar sobre gostos televisivos ou esportivos.
O menino, por exemplo, é um “couch potato” (uma “batata de sofá”, expressão americana para designar pessoas que passam o dia inteiro defronte à televisão). Pergunto sobre os desenhos preferidos, personagens dos desenhos (para isso preciso estar atualizado, lógico, alguém aí ainda não ouviu falar dos monstros do Ben 10?). Respostas rápidas, boa memória, quase que excluem problemas de tireóide.