Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

15 de março de 2013

Jujubadicto


Acredito que todo pediatra como eu foi ensinado “desde pequenino” (na Faculdade) que: não, o consumo de açúcar não é responsável pelo aparecimento da diabete (que é uma pergunta que desde sempre pediatras ouvem das mães).
E não é que agora - aparentemente - podemos dizer que também nisso vivíamos na época da inocência?
Claro, qualquer um minimamente informado sabe que a diabete é uma doença que envolve vários fatores (multifatorial): genética, sedentarismo, raça e, de forma importante, o consumo habitual total de calorias (e não somente do açúcar e de doces).
Um novo estudo realizado com grandes grupos populacionais mostrou que realmente a proporção consumida (ou, mais propriamente disponível) de açúcar nas populações está relacionada de forma independente à diabete.
Estudos deste tipo podem ser sujeitos a críticas, pois são muito difíceis de serem realizados. Não se pode, por exemplo, pegar um grupo grande de pessoas e dividi-las: “Vocês, comam açúcar”, “Vocês não comam” e, após longo tempo, verificar os resultados. Há que se fazer estudo chamado “populacional”.
Tecnicalidades à parte, quase todos nós (leigos ou não) já sentíamos instintivamente que não estávamos exatamente cuidando da nossa saúde ao nos entupirmos de jujuba...