Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de fevereiro de 2013

Os Cigarras e Os Formigas


Segundo a teoria científica da "repartição de nichos" do historiador da ciência Frank Sulloway, cada filho novo da prole ocupa um determinado "espaço" (ou "nicho") de vida.
O primeiro a chegar tem toda uma gama de possibilidades, seja em relação ao estilo de vida, escolha de profissão futura, habilidades desenvolvidas.
O "último da fila" (principalmente em famílias numerosas, fato mais raro atualmente), por ter que se adaptar às menores opções, tende a ser mais criativo, mais livre e/ou inovador, enquanto que o primeiro mostra quase sempre uma tendência mais "conservadora".
É o caso, por exemplo, de famílias que possuem um negócio qualquer, em que o filho mais velho vai assumindo as funções do pai, enquanto que o mais novo sai para viajar pelo mundo, para desbravar novos horizontes. Ou, em alguns casos conhecidos, vira "vagabundo profissional", mesmo!
É interessante, e faz sentido em termos evolutivos. 
Quando o "ninho" já está garantido pelo(s) mais velho(s), resta aos mais novos espalhar seus gens pelo mundo afora, para garantir a sobrevivência da família.