Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

10 de fevereiro de 2012

Barulhos do Motor

Exceto no caso de médicos e enfermeiros, não há de se querer que pais venham de estetoscópio no pescoço descrevendo com precisão que tipo de barulho vêm percebendo nos peitos dos seus filhos.
Mas é interessante o quanto se confundem com dois tipos de “barulhos” mais comuns: roncos vs. “chio no peito”.
Inicialmente, os roncos são muito mais comuns – e na maioria das vezes mais benignos (exceto quando fazem parte da chamada apnéia obstrutiva, provocada por adenóides demasiadamente grandes).
Roncos sinalizam presença de catarro em vias aéreas, seja na cavidade nasal (resfriados, gripes, rinites alérgicas) ou em traquéia e brônquios. Sem outros sintomas importantes (tosse incômoda, febre ou esforço respiratório), nada demais.
Já o “chio” verdadeiro significa obstrução de maior ou menor monta nos brônquios (bronquite tipo asmática ou asma). Costuma ser mais sério do que o ronco.
Como diferenciar (como saber se é preciso ir ao médico, no caso do chio, especialmente)?
Chio pode ser percebido de forma curiosa como:
◊ um “gatinho” dentro do peito
◊ outra espécie de animal: “pombinhos”!
Ou, mais simplesmente:
◊ assovio

Áudio aqui (perceba como os “chios” – também chamados de sibilâncias – passam uma impressão maior de sofrimento, da falta de ar)

* Falando em motor, poderíamos comparar o chio a uma Ferrari (fórmula 1, um ruído mais agudo ainda que em rotação mais baixa) e o ronco ao velho fusquinha, um barulho menos nobre, mais grosseiro.