Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

2 de dezembro de 2011

Do Leitinho do Bebê à Cervejinha do Papai

O mundo está ficando com medo do bisfenol (e eu acho que você deve começar a ficar também).
(o bisfenol, símbolo BPA, é um composto usado para a fabricação de plásticos)
O bisfenol começou a ser vilanizado nas inocentes mamadeiras dos inocentes bebês, que começaram a mostrar que havia algo errado em seus sistemas hormonais. O componente foi banido de alguns países (o Canadá liderou a briga).
Acontece que o bisfenol está presente em outros utensílios de plástico (a lista é longa: CDs, DVDs, cartões de crédito, vidros dos carros, aparelhos de som, etc.). Mas ninguém come essas coisas.
Está presente também na camada interna de certas embalagens, em contato direto com nossos líquidos do dia a dia (sucos e refrigerantes – corra pra geladeira e vá ler a lata da Coca ou similar, está lá: “al”, de alumínio, por fora, lógico, mas cadê a referência ao BPA que está por dentro?).
Está presente ainda nos alimentos enlatados, o que facilita a sua preservação.
(Obs.: nos leites e sucos longa vida o revestimento interno é de polietileno, até o momento sem grandes preocupações).
O bisfenol tem sido “incriminado” em alterações da tireóide, alterações estrogênicas (mamas e desenvolvimento precoce dos adolescentes), alterações neurológicas e câncer de próstata. Não é, claro, a causa de todos os males, mas há muitos estudos recentes evidenciando preocupações.
-E as embalagens PET?
Embalagens com código (mostrado na parte de baixo) 1,2,4, 5 e 6 (a grande maioria) têm pouca probabilidade de liberar BPA. Embalagens com número 3 e 7 (decore!) são as perigosas.

Recomendações:
Evite a todo custo comida enlatada (sopas, carnes, feijão, sardinha). Minimize o consumo de bebidas em lata (refri, cerveja), principalmente se você é gestante. Prefira em vidro.
Evite as mamadeiras feitas com o material “policarbonato” (libera bisfenol), principalmente por períodos longos.
Chupetas também podem liberar BPA.
Longa vida são seguros, mas é bom lembrar que todo plástico tem potencial de interferir com a ação hormonal no longo prazo. Evite os excessos.
Se informe.
E cobre (ou force as) mudanças.