Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

30 de julho de 2010

GPS, Uma Invenção Antiga


O badalado aparelhinho que só agora estamos usando nos nossos carros pra achar a próxima pizzaria já é uma invenção muito antiga.
Tem a idade mais ou menos do próprio Homem na Terra.
Somos embutidos do mesmo aparelho na substância branca (parte mais interna) do cérebro chamada hipocampo, área relacionada à memória e às emoções.
Estudos recentes com eletrodos registrando a atividade cerebral durante o sono mostram que o hipocampo é ativado enquanto – sem que na maioria das vezes nos demos consciência – revisamos nossos caminhos feitos durante o dia.
Prédios, árvores, ruas, postos e as próprias pizzarias vão sendo marcados no nosso mapa interno enquanto dormimos.
Mais duas curiosidades:
Taxistas já demonstraram há anos (antes do GPS eletrônico, característica que talvez se perca com o tempo) hipocampos significativamente maiores que o de outros profissionais, prova indireta da sua função.
E, pra variar (é aqui que eu apanho, mas não sou eu que estou dizendo, é o mesmo estudo), mulheres também mostram menor função hipocampal.
Maridos, aparelhinhos pra elas!
(Obs.: deve ser por isso que eu, que tenho um sono tranqüilo como motor de ar-condicionado velho, muitas vezes tenho dificuldade para achar o caminho do banheiro numa casa de seis peças!)