Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

2 de junho de 2009

Simples Como Um Ponto


Mães ansiosas com a correta alimentação dos seus filhos (quase todas), respondam:
Qual é o melhor exame (laboratorial ou outro qualquer) que indica que seu filho está bem nutrido?
Exame de sangue (hemograma)?
Não. No máximo, o hemograma pode diagnosticar anemias por deficiências específicas como a anemia por deficiência alimentar do ferro ou outras anemias que, ao aparecerem como conseqüência da má-nutrição, várias outras pistas de uma nutrição incorreta já apareceram.
Dosagem de algum nutriente? Albumina? Proteínas outras, como as globulinas?
Não. Também porque ao prestar alguma informação nutricional (serviria apenas para uma desnutrição instalada), o paciente já deu muitas informações ao exame físico de que não anda lá muito bem nutrido.
Sei lá... Algum exame de imagem, então?
Até daria. Por exemplo, uma tomografia. Não fosse, primeiro, exagerado, segundo, muito caro, e, terceiro, não isento de riscos.
Então diga logo, vai!
Quando o pediatra (ou mesmo a agente de saúde) plota (localiza o ponto no gráfico) a altura (muito mais do que o peso, mais sujeito a variações de curto prazo) do seu filho, a grande, a principal informação que ele está obtendo é sobre a adequada nutrição do seu filho.
Significa o seguinte:
Esse danadinho - mesmo aquele que come muito pouco, segundo os padrões esperados pelos pais - está crescendo o suficiente com o que come, levando-se em conta o padrão de crescimento familiar?
Se a resposta é sim, taí! Não há melhor exame (simples, barato, indolor, etc.) para desencucar pais e parentes quanto à adequada nutrição!
No entanto, sempre vai ter alguém que vai querer mesmo é uma “boa” tomografia, uma interessante dosagem de albumina, etc.

Obs.: avaliação de crescimento sempre tem que levar em consideração tamanho ao nascimento e estatura familiar.

Nenhum comentário: