Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

16 de junho de 2009

Muleta de Bebê


Todos os dias, pediatras do mundo inteiro brigam com pais e avós por causa do tal do andador.
Andador queima etapa de desenvolvimento. O bebê deve aprender (minimamente, pelo menos) a engatinhar. É engatinhando, nas “quatro patas” que ele aprende os movimentos de membros alternados – complicado para o cerebrozinho imaturo - com equilíbrio suficiente para se sentir seguro, pois já está no chão (“do chão não passa”, lembra dessa?).
Quer dar “muletinhas” para que ele aprenda a andar, economize seu rico dinheiro: coloque os próprios móveis da casa na sua proximidade para que ele se levante e se apóie quando sentir necessidade (se ele ainda não faz isso é porque seu cérebro ainda não maturou o suficiente para fazê-lo, espere!*).
Andadores são campeoníssimos em acidentes. Uma beleza quando acham qualquer obstáculo no chão (mesmo pequenas mudanças de nível). Conto sempre a história dum paciente (com fiel anjo da guarda, felizmente) que “desceu” um andar inteiro do prédio pelas escadas, rolando, enquanto seu pai fechava a porta do apartamento. Esteja com a câmera ligada para as videocassetadas.

* Crianças cujos pais apressam o aprendizado do andar costumam ser extremamente desajeitados, andam com pernas muito abertas, em suma, estão pouco à vontade com a missão a eles precocemente outorgada.

Nenhum comentário: