Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

23 de junho de 2020

Pontos de Vista


(não consigo parar de falar nesse covid, se alguém souber de algum bom terapeuta, uma "covidectomia" seria bem vinda pra mim...)

Um exemplo de um passado recente:
Se você perguntasse para um pediatra se ele tinha "medo" de varicela, ele provavelmente responderia:
"Varicela? Não, uma doença comum, costuma curar logo, após grandes incômodos com coceira, algum maior cuidado com infecções de pele, raramente complica..."
Se fizesse a mesma pergunta para um neurologista pediátrico:
"Claro! Já vi algumas encefalites muito graves pelo vírus da varicela!"
(por que? porque é atribuição do neurologista pediátrico receber pacientes referenciados pela rara complicação da varicela, a encefalite)
A mesma doença, com dois pontos de vista bem diferentes...
Tenho um colega expert em doenças infecciosas que aparenta estar ainda muito alarmado com a evolução da doença (covid).
Parece mais alarmado tanto na comparação com outros colegas de outras especialidades em geral quanto certamente muito mais alarmado que a população brasileira como um todo.
Tenho me perguntado:
Estará com a razão? Ou tem o grande viés de estar vendo um paciente atrás do outro referenciado para ele, e por isso perdeu um pouco a noção do que acontece no dia a dia das ruas (significa: um pouco mais do que o nada, mas ainda um quase nada cercado de muito medo)?

Ainda deve ser cedo para a resposta definitiva. Mas em todos os países pelos quais o vírus já (quase) passou, a enorme parte da população é de sobreviventes.