Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

15 de março de 2019

Raízes



Poderia estar no acesso fácil às armas. Mas é mais profundo que isso.
Poderia estar no bullying sofrido por pelo menos um deles. Mas outros sofrem bullying. E se traumatizam, vão a psicólogos, desistem mesmo de estudar ou trabalhar, mas não saem matando.
Poderia estar no efeito da total fuga da realidade que os jogos "virtuais" (mais reais que a própria realidade, para muitos jovens) provocam. E esse é um efeito que precisa ser mais estudado, com urgência, mas não é só isso.
Poderia estar nos filmes, feitos para adolescentes ávidos de falsos heroísmos.
Poderia estar na fratura familiar, também certamente envolvida, e que já gerou casos tão ou mais escabrosos que este. E que a sociedade como um todo não consegue mais resolver, porque a escala do problema é planetária.
Poderia estar na falta de valores, muito associada a anterior, e que muita gente resolve recorrendo à religião, um enorme tampão social, que ainda tem impedido mais e mais massacres.
Poderia estar na mídia, que mesmo consciente do seu papel de glamourizar, de mitificar assassinos, o faz, porque anunciantes não pagam por TVs e jornais que falam de coisas burocráticas ou de trivialidades, simplesmente porque não vende.
Poderia estar na quase total falta de perspectiva dos jovens, especialmente dos jovens das classes sociais mais desprovidas, mas não são somente eles que "piram", como já vimos muitas vezes, e esse é somente mais um dos grandes fatores.
Poderia estar num dos últimos elos quebrados dessa cadeia, nas falhas de segurança. Mas no passado não tínhamos câmeras, cadeados, grossos portões de ferros e muros altos, e vivíamos em relativa segurança.
Pode ser doença mental. Certamente.

Não banalizemos, não simplifiquemos. Devemos olhar mais a fundo quando fatos como os desta semana acontecem. A árvore da violência está enterrando suas raízes sólidas e robustas. E estamos todos impotentes e incrédulos, contemplando seus enormes e frondosos galhos.