Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

1 de fevereiro de 2019

Coma Sem Pensar (?)



Essas coincidências acontecem comigo algumas vezes. Estava pensando sobre o assunto e dei de cara com o artigo do site médico "Medscape", falando exatamente o que eu pensava. Diz mais ou menos o seguinte:
Devemos meio que parar de tentar descobrir supostos efeitos de tal ou tal alimento, ou "dieta", pois "quase todos os estudos que são realizados, se baseiam em má ciência".
É isso!
Já virou piada pública (quase tanto quanto o diagnóstico médico de "virose") a história do "ontem inimigo, hoje amigo" das dietas.
Simplesmente porque é virtualmente impossível se confiar em estudos dietéticos. As variáveis são quase infinitas, e praticamente impossíveis de isolar, por mais que se tenha boa vontade e dedicação (alguns estudos emocionam, pela boa intenção...).
Não que isso nos libere de comer como um avestruz. Percebemos em nós mesmos (certamente o melhor laboratório dietético no que nos diz respeito, mas ainda assim muito limitado!) as diferenças entre não sair do McDonald's e comer com alguma qualidade. 
Já as inferências mil (muitas muito bem embasadas em ciência, especialmente de curtíssimo prazo, e em ratos de laboratório!) de que estaremos "salvos" comendo isso ou deixando de comer aquilo, essas se assemelham a "chutes", algumas até muito perigosas...