Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

2 de março de 2018

Do Que A Terra Mais Garrida


Um monte vezes nada é nada. Ou eu não entendi nada da matemática?
Esses estudos que de vez em quando circulam: o último do Banco Mundial (estranho, um banco preocupado com bem estar social...), mostrando que um país como o Brasil precisará de 260 anos para que cheguemos ao nível educacional do europeu, em termos de leitura (na matemática é, curiosamente, menos de 100).
Sem entrar na metodologia, é impossível não rirmos ironicamente de estudos como esses. 
Claro que boa parte da explicação da nossa desgraça ignorante é: a) sermos muito mais jovens do que eles (ainda que América do Norte e Oceania desfaçam a desculpa), e b) estarmos nessa situação muito pela expoliação européia realizada no nosso continente (o que também não é uma grande desculpa, admitamos!).
Mas o mais risível é o resultado da conta acima. 
Vamos precisar de 260 anos fazendo o que? Uma cruzada interminável de leitura, só pode (o que para mim não seria má ideia, mas duvido que vá acontecer).
E com a outra variável, eles, leitores europeus, fazemos o que? Os cegamos, para que possamos chegar a eles? Pararão no tempo?

O ciclo virtuoso educação-riqueza-educação parece não estar abrindo brecha pra mais ninguém brincar, mesmo com dois séculos a mais. Não nesse Brasil!