Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

14 de novembro de 2017

Clones


Já é muito conhecido atualmente o efeito deletério para a saúde das substâncias criadas pela indústria química agrupadas sob o nome de perturbadores endócrinos (PE).
Elas são várias. E muitas delas têm como característica interferir diretamente no funcionamento da glândula tireóide, afetando inclusive o desenvolvimento cerebral de fetos pela contaminação do sangue materno.
A maneira pela qual isso acontece em muitos casos é o "engano" dos órgãos que interpretam uma molécula muito semelhante ao hormônio da tireóide como sendo o próprio hormônio (veja como, por exemplo, os bisfenóis são molecularmente semelhantes ao hormônio tireoidiano, mesmo para o leigo em endocrinologia ou em bioquímica). 
A principal consequência nesse caso é a redução da produção do hormônio verdadeiro, causando diminuição do QI dos afetados (o hormônio da tireóide é fundamental no desenvolvimento cerebral, notadamente no início da vida).

Existem muitos outros efeitos imputados aos PE, inclusive alguns tipos de câncer. E é somente pela vigilância da sociedade que indústrias buscarão opções menos danosas à saúde de todos.