Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de fevereiro de 2016

Empurrãozinho


De verdade, de verdade mesmo, as crianças vão se desenvolver quando tiverem que se desenvolver.
Mas são muito influenciadas pelo meio (na própria frase acima, subentende-se o fato: "quando tiverem que se desenvolver". E se não tiverem? Vão se prolongando na sua infanciazinha).
Se a gente parar pra pensar na infância de outros tempos (para trás, que é pra onde conseguimos olhar) percebemos que muita gente foi forçada a sair da infância - desculpe o termo -  "na porrada" (às vezes até literalmente).
E num certo sentido, isso é muito bom (menos a parte da porrada). Porque a gente tende a se acomodar, mesmo. Claro que boa parte dos nossos problemas, traumas, transtornos vêm do desencanto ao encarar a crueldade do mundo adulto. Mas ela, a crueldade, existe, e é com ela que temos que lidar, cedo ou tarde.
Períodos de guerra, de fome, de grandes problemas sociais somados ao olhar de estranheza para aquelas pessoinhas pouco estudadas e menos compreendidas abreviaram os jogos, os brinquedos, a "moleza". Mas ajudaram a forjar caráter, a valorizar conquistas, a "ralar". 
Pais de hoje vêem seus filhos "emperrados" na infância, na adolescência. Fazer o que? É geracional, não é muito diferente dos filhos do vizinho. Devem, no entanto, estar atentos ao exagero, ao mal que fazem a eles no tolher as asas, no não deixar que voem, no não dar um empurrãozinho.