Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

22 de maio de 2012

Terapia com Leite


Tem muitos TDAH por aí que não são assiiim um TDAH!
E até por isso é bom pensar duas ou mais vezes na hora de se tratar crianças com dificuldades escolares (sempre lembro que, antes de rotular a moçada, devemos prestar muita atenção a três coisas: qualidade dos professores, histórico escolar familiar e imaturidade da criança, que provavelmente preferirá assistir à quinquagésima reprise do Chaves do que uma aulinha chata de matemática).
Mas aí, aqueles que não escaparam do diagnóstico, ainda têm mais um teste terapêutico mais “ligth” antes da tradicional Ritalina (que não é um veneno, mas não se pode negar potenciais efeitos adversos e capacidade de tolerância e/ou dependência): a cafeína!
Doses moderadas de cafeína (duas xícaras pequenas de café, aproximadamente) têm mostrado efeitos muitas vezes similares aos da Ritalina no que tange a melhora na concentração, menos impulsividade, menos agressividade.
A se lembrar, no entanto, que diferentes pessoas reagem (metabolizam) de forma diversa a cafeína, até por isso os resultados são mais difíceis de comprovar com a mesma “dose” para todos.