Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

3 de março de 2017

O Medo Está no Ar


Moro num país tropical
Abençoado por Deus
E um calor dos diabos

Essa última linha não é bem assim, Jorge Benjor que me desculpe. Mas é. E tem sido cada vez mais calor. Culpa provável dos já notórios efeitos estufa, poluição, degradação ambiental, etc.
Mas para isso existem essas soluções maravilhosas do engenho humano, os ares-condicionados! 
Então. Existem. Mas tem muita gente que tem medo deles. 
Me espanto com a quantidade de gente que ao adentrar num ambiente climatizado com ar-condicionado faz cara de quem está entrando numa câmara de gás. E às vezes não resisto em não saber o porquê. 
A resposta óbvia seria um desconforto. Frio demais. E até é dito assim, "Frio demais". Mas não é o desconforto que faz as pessoas pensarem que está frio demais, na maioria das vezes. Quase enxergo as celulazinhas dos seus corpos respirando mais aliviadas no friozinho agradável. 
É a crença errônea (quase um pleonasmo) de que esse ar "gelado" há de fazer mal. 
Quase uma culpa religiosa (outro pleonasmo)!
Vovós e titias velhas nos ensinaram que algo gelado faz mal, seja nas nossas gargantas, nossas vias respiratórias ou onde mais esse "ventinho do mal" entrar (e não quero nem pensar onde ele possa realmente entrar!). 
Aí, crédulos que somos, acreditamos para todo um sempre. Sem questionar. Muito ajudado pela presença das gripes, resfriados, pneumonias que só têm um real efeito relacionado ao frio: a aglomeração humana em ambientes mal ventilados em dias mais frios. Da passagem de germes facilitada nessa situação. O resto vem tudo da desinformação, da tradição, do medo, da crendice.

Fico sempre imaginando um pinguim, se tivesse um cérebro humano. Só sairia de casa muito bem agasalhado.