Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

9 de junho de 2015

Ácido Fólico: Pra Quem e Por Que?


O que a gente precisa saber sobre o ácido fólico?
Pouco.
Que é uma espécie de vitamina (ou é uma vitamina).
Que tem grande importância na gestação, visto que já há algum tempo que se provou que recém-nascidos de gestantes carentes do ácido fólico têm maior incidência de defeitos congênitos do sistema nervoso, e que a suplementação evita esses defeitos.
E quase que só.
Um pouquinho mais?
Recém-nascidos muito prematuros também devem precisar de um reforço.
Pra que serve? O ácido fólico participa decisivamente da divisão celular, por isso sua carência pode levar a defeitos na formação de órgãos (embrião) ou anemia no organismo já formado.
Fontes alimentares?
Um monte. Principalmente em alimentos ditos "saudáveis" (vegetais verdes, frutas, cogumelos, algumas carnes, etc.). Talvez aí resida algum perigo recente para a infância, devido à bobajada que as crianças têm comido.
E precisa suplementar as crianças pequenas, não prematuras?
Aí mais uma polêmica:
Vou citar uma frase famosa de um estudo científico:
"Não se conhece nenhuma informação sobre sintomas clínicos de deficiência de ácido fólico em crianças nascidas a termo que foram exclusivamente amamentadas ao seio".
Pronto. Fim de papo!
Mas começaram a aparecer recomendações, que (como vimos acima) podem ser consideradas "furadas". E só para variar, não se sabe com certeza dos efeitos deletérios da superdosagem de ácido fólico, ou da suplementação nos casos em que a dieta já é suficiente.
Já foi coisa demais, né?


Parei, então.