Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

13 de março de 2020

Epoodlemia?



Pensa sobre o que você sabe sobre duas raças de cães, os poodles e os dobermanns. 
Se agora se dissesse que pelo mundo todo há uma boa quantidade de poodles mordendo muita gente, e mesmo matando alguns desses que foram mordidos, você mudaria sua atitude ao chegar perto de um poodle?
Imagino que sim. Pelo menos passaria a "respeitar" mais essa raça, quanto aos perigos de acidentes, seria algo natural.
Aí a outra questão:
Por algum motivo (não imagino qual), você teria que escolher entre ser colocado por cerca de uma hora dentro de um canil, um cheio de poodles, outro cheio de... dobermanns.
Qual você escolheria?
De novo, mesmo escolhendo o canil dos poodles, imagino que você já não entraria ali com a mesma tranquilidade de "outrora", já que está a par das notícias (que, além disso,  não param de chegar).
Mas aí a escolher dobermanns, maiores, com aquelas bocas salivantes cheias de dentes afiados, aquela cara de poucos amigos (tanto quanto os hipotéticos poodles, vá lá), me parece algo um pouco insano. Você sempre soube como dobermanns se comportam, ninguém precisa ficar lembrando.
Um dos números que interessa muito saber sobre esses hipotéticos poodles é que ainda são menos de 15% os que entram nos seus canis e são mordidos por eles. O restante da turma sai incólume. 
Morte por poodle é grave, ninguém nega. E sempre se avisa que os muito fraquinhos, medrosos, frágeis, etc. não devam "bobear" mesmo com eles (pois têm agora matado), não devendo nem botar o dedo pra dentro das grades (aparentemente esses poodles farejam as suas prováveis vítimas). E essas vítimas estão sendo nada desprezíveis 3% em média. Outro problema é que parece estar havendo uma certa superpopulação dessa raça.
E talvez pare por aqui:
"Poodle, agora, morde. Não mais que dobermann (ou pastor alemão, ou pitbull, ou rottweiller). Algum cuidado atualmente se faz necessário."

Mas você pode seguir vivendo.