Curiosa a campanha do Itaú de estímulo à leitura para as
crianças.
Começa com o fato da propaganda ter um belíssimo apelo
visual – é uma superprodução publicitária. E é aí justamente onde reside um dos
grandes inimigos da leitura. O visual pronto briga feio com a imaginação, com a
capacidade criativa (mas ambos não são mutuamente exclusivos).
Um belo sapo pulando atrás da princesa deixa margem a
pouca coisa a mais. E a leitura não é isso. Ou não é só isso.
Por isso, os pais devem mesmo ser conscientizados da
grande importância de ler para seus filhos. Os benefícios são muitos, e vão
desde o estreitamento de laços afetivos à criatividade e capacidade cognitiva
enormemente ampliada.
Pais viciados em gadgets
mas avessos “àquela-volumosa-coisa-de-papel-cheio-de-letrinha-ótima-para-induzir-ao-sono-assim-que-se-pega”
vão dando péssimo exemplo para os filhos. Que de resto estarão com a maioria,
mas... é isso que realmente importa?
Estou começando a duvidar (mas devo estar errado) que a
atual geração de crianças vá ter capacidade de seguir qualquer narrativa quando
forem maiores. Seja num livro, numa revista, num filme tradicional, numa
conversa “tradicional” ou mesmo numa pequena peça publicitária.