Não há pai e mãe (e titia, e vovó...) que não fique
maravilhado com as habilidades tecnológicas dos seus pequenos.
É claro, estão antenados com o seu tempo! Além disso,
quando comparados com seus papais, titias e, principalmente, vovós, se mostram verdadeiros
professores (com o detalhe curioso de que aprendem porque são intrépidos, não
têm medo de mexer com os botões e aparelhinhos, azar que estrague!).
O problema é que toda essa habilidade pode estar fazendo
outra capacidade ir por água abaixo: a escrita.
E, como mostrou uma interessante pesquisa americana,
crianças que mostram maiores habilidades de escrita (ou qualquer chamada
habilidade motora fina, como o desenho ou o bom uso da tesoura, por exemplo)
costumam ter desempenhos acadêmicos superiores posteriormente.
A dica? Se você tem uma criança de 2, 3 ou 4 anos dedique
pelo menos 15 minutos ao dia para brincar de desenhar, ensine letras e,
sobretudo, compre e deixe acessível lápis, canetas e revistas – mais do que
celulares e iPads.