Infecções prévias poderiam causar uma gama enorme de problemas médicos posteriores (algumas vezes décadas depois).
Que tipo de problemas médicos?
Doenças alérgicas, doenças chamadas auto-imunes (significando anticorpos dirigidos de forma incorreta à órgãos do corpo acometido pela infecção), doenças psicológicas e psiquiátricas, e por aí vai. Penso que muito mais vem por aí (a homossexualidade, por exemplo, ainda que não seja um problema médico, vai ter sua causa "infecciosa" defendida).
É verdade que muito disso pode e deve ser confirmado.
Ocorre que é muito difícil - senão impossível - confirmar a maioria das hipóteses, visto que infecções (assim, "genéricas") ocorrem em todos, indistintamente. Que germe causa o que, e em quem? Que papel relativo tem a genética? Em que medida os fatores genéticos são influenciados pelos germes? E pelos outros fatores (como no caso das pressões sociais nas doenças psiquiátricas)?
A salada é grande.
O que incomoda (a mim, pelo menos, incomoda muito) é a postulação dos tratamentos sem uma base confirmada. Medicamentos "anti-imunidade", biológicos (e caros, por isso deveríamos estar atentos) já estão sendo testados para tratar todas essas condições acima, com resultados contraditórios (mas lucrativos para os laboratórios farmacêuticos).