Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

14 de dezembro de 2007

Shades of Grey *


Da próxima vez que você solicitar ao seu médico uma tomografia (porque hoje em dia é muitas vezes o paciente que solicita), pense duas vezes.
Da próxima vez que seu médico solicitar uma para você, faça-o considerar outros exames (se é que realmente precisa de algum).
Há cerca de 2 anos, a Academia Nacional de Ciências americana divulgou sério relatório alertando para os riscos da exposição abusiva de pacientes à radiação (notadamente à radiação representada pelas tomografias computadorizadas).
Nele, os cientistas afirmam que a radiação de apenas uma tomografia realizada na vida pode ser suficiente para causar câncer.
Por que então as pessoas dão pouca bola pra isso e continuam a se submeter a exames muitas vezes desnecessários (para se ter uma idéia, na nossa cidade a estimativa é de cerca de 90% de exames completamente normais)?
A culpa, segundo o autor de artigo no site do Medscape, pode ser da chamada “ciência da experiência imediata”: ninguém sai da mesa de exame quente, queimado, vermelho ou sem cabelos. Os tipos de câncer provocados por este tipo de radiação (leucemias, tumores de mama e tireóide, principalmente, podem chegar a 1 caso a cada 550 expostos em crianças) levam até 20 anos para aparecer. São de difícil comprovação. E até lá, o médico que solicitou o exame já estará inacessível, provavelmente.
Claro que a tomografia tem suas indicações (indicações estas que estão sendo progressivamente transferidas para a ressonância magnética, exame que não envolve radiação, pouco mais cara do que a tomografia). O que se discute, o que se alerta para é o exagero, o exame mal indicado, o comércio, a própria ignorância.

* Shades of grey (“tonalidades de cinza”), mais ou menos intensas, princípio no qual se baseiam as imagens da tomografia computadorizada. O título aqui me foi inspirado pela música “Whiter Shade of Pale”, hit de 69, ainda hoje cantada por quase todo o mundo.

Nenhum comentário: