Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

15 de março de 2006

"Arranha" (aranha polaca)


Muito bem. Então você mordeu uma aranha? Não? Foi uma aranha que mordeu você?
Ah, tá...
O primeiro passo é saber se foi aranha marrom ou não.
Pegou (morta ou viva)? Leve ao médico para ele ter certeza (pode ser num vidrinho, caso o médico seja muito medroso).
A aranha marrom costuma ser aquela para a qual damos a menor importância. Pequena, de hábitos noturnos, só ataca quando ameaçada (normalmente ao ser prensada quando se veste a roupa – não a dela, a sua, claro).
Ao se notar a mordida (normalmente uma área avermelhada, endurecida, indolor que aparece nas primeiras 36 horas), quais as preocupações que se deve ter?
Duas são as maiores preocupações:
A primeira é a toxicidade do veneno que, se vai aparecer, normalmente vai estar presente até o final do segundo dia (palidez ou icterícia – “amarelão – por destruição de células vermelhas, febre, vômitos, diminuição e escurecimento da urina – podendo chegar à insuficiência renal em cerca de 1 em cada 400 casos). Portanto, se ocorreu há mais de 2 dias, este risco é extremamente pequeno.
A segunda preocupação é com a ferida local: há a possibilidade da formação – mesmo que relativamente tardia – de ulceração local, algumas vezes grave, que pode durar até 4 semanas para cicatrização. Alguns destes casos podem precisar até de enxertos de pele.
Existem soros contra o veneno que só são indicados em casos mais sérios e, de preferência, após poucas horas do acidente.
Mais informações no site da Emater.



Indagação:
Por que será que anda tão difícil encontrar celular “pra adulto”: que não tire foto, não toque musiquinha, não jogue videogame, não filme ninguém, um telefone, enfim?

Nenhum comentário: