Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

22 de fevereiro de 2006

Que Saquinho!

O consumo de sal (e sódio de outras formas, como citrato e benzoato em sucos e refrigerantes, por exemplo) tem estado muito acima do recomendado para a maioria das crianças e adolescentes (estes últimos em especial).
Como até hoje não existe nenhum método sensível para se prever que crianças e adolescentes irão apresentar pressão alta no futuro – com todas as suas conseqüências – devido, entre outras coisas, à ingestão de sódio elevada, devemos estar atentos também a este nutriente*.
-Ah, mas em casa nós não usamos sal nos alimentos à mesa...
Que bom, mas ao contrário do que se pensa, não é esta a maior fonte de sal (e sódio) da dieta da maioria das crianças (principalmente crianças que vivem nas cidades).
Cerca de 80% (!) do sódio da dieta nestas crianças vem do preparo e fabricação dos alimentos.
Agora, uma pergunta:
Como saber quais alimentos industrializados têm teor de sódio elevado?
-Essa é fácil (Dãr !!). São aqueles que são salgados!
Não está errado (mas valeu só meio ponto essa).
Muitos dos alimentos do dia-a-dia não são salgados, mas têm grande quantidade de sódio. Peguei uma fatia de pão de forma como exemplo: 110 mg de sódio! (para o dia inteiro, não deveríamos consumir mais que 2400 mg).
Assim também os biscoitos, cereais, chocolates, etc. Não esquecendo, novamente, “refris” e sucos.
Então, não tem jeito. É mais uma coisa para a qual devemos estar atentos (principalmente nos alimentos que dispõem de rótulos de informação nutricional).
* Além da hipertensão, outras doenças estão relacionadas com alta ingestão de sódio, como alguns tipos de câncer e osteoporose.

Nenhum comentário: